Quadro pintado por um de seus pacientes |
Ah! Se todos pudessem ter o privilégio de, em algum momento da vida, encontrar um Dr. Geraldo... Ser humano raro, quase em extinção nos dias atuais.
Comecei a trabalhar em sua clínica recém formada. Foram cinco anos de formação universitária e mais dezoito de aprendizagens com um mestre. Mestre de memória excepcional! Quem me dera chegar aos 80 com metade de sua capacidade intelectual. Localizava um assunto em seus livros, revistas, artigos em minutos, em uma vasta biblioteca! Nunca fiquei sem resposta!
Dedicou sua vida ao trabalho e aos cuidados com seus pacientes. Não faço ideia de quantas pessoas foram atendidas por ele... Sei que tive a honra de acompanhá-lo por esses anos, poucos, para tanto que ainda tinha a aprender com ele.
Pessoa reservada, mas sempre atento aos que trabalhavam com ele. Depois de todos esses anos, conheci um pouco de sua vida. Ria das suas piadas, ouvia sua previsão do tempo. Estava atenta as suas explicações. Tinha o dom de traduzir em palavras simples os conceitos mais difíceis. Diziam que, quando ficava bravo, saia de sua boca um "que saco". Nunca ouvi, seria lenda? A filha de sua secretária o chamava de "papa gelatina". Foi a mesma Juju, que ao saber de seu falecimento, chorou e perguntou para a mãe: "agora quem vai comprar melãozinho para mim?". Sim, Juju... quem vai comprar seu melãozinho? Quem vai me auxilar em minhas dúvidas? Quem vai acender a luz? Quem vai abrir a janela? Quem vai me dizer para acertar meu relógio porque ele está adiantado três minutos? Não tenho respostas para essas perguntas.
Outras tantas, carrego comigo e me auxiliam em meus atendimentos. Um pouco da experiência dele distribuo para meus pacientes. Sei que muito do que ele foi e fez está em cada um de nós, que tivemos o privilégio de conhecê-lo. Sorte nossa, Célia, Andrea, Kátia, Marina, Lívia, Ivone, Bia, que além do mestre, conhecemos o ser humano. Seremos as eternas "meninas da clínica".
Obrigada, Dr. Geraldo. Tenho certeza que não é um adeus, mas um até breve...
Olá Adriana, Quanto tempo!
ResponderExcluirLiguei hoje no consultório para pedir a receita p/ o dr Squilassi e fiquei sabendo sobre o falecimento. Muito triste a notícia, sinto muito.
Sobre o q escreveu achei lindo : - )
Grande beijo,
Angélica Barbezan
Adriana, parabéns pelo testemunho!
ResponderExcluirConheci o dr. Geraldo esse ano e fiz duas consultas com ele. Quando voltei para marcar outra, tive a notícia de que ele tivera um infarto. Agora, buscando no Google, achei seu texto...
Poxa, que pena! Que Deus console os familiares e amigos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Adriana,
ResponderExcluirLamento muito a morte do Dr. Geraldo. Me consultei poucas vezes com ele, mas sempre me pareceu uma pessoa interessada, bondosa e sempre disposta a ajudar e explicar as coisas.
Uma notícia muito triste para todos os que, mesmo por poucos momentos, tiveram a oportunidade de conhecê-lo
Esse seu texto foi uma linda homenagem.
Que ele descanse em paz e que Deus conforte os seus familiares.
Agora quem vai me dizer que preciso emagrecer de uma forma tão carinhosa :( muito triste para nós pacientes deste grande ser humano em extinção.... Meus sentimentos
ResponderExcluirAgora quem vai me dizer que preciso emagrecer de uma forma tão carinhosa :( muito triste para nós pacientes deste grande ser humano em extinção.... Meus sentimentos
ResponderExcluirTentei ligar desde segunda, sem sucesso fui ao consultório hoje e tive a triste notícia do falecimento do Dr. Geraldo, na hora fiquei sem palavras, e quando vi as lágrimas correram no meu rosto... Um profissional maravilhoso, que me ouviu tantas vezes, e que me fez ver que eu podia enfrentar a síndrome do pânico, e que eu era mais forte que ela, acertou minha medicação e hoje tenho uma vida normal... A medicina perdeu um grande médico, e sua família com certeza um grande homem... Meus sentimentos a todos da família e da clínica!
ResponderExcluirDr. Geraldo Squilassi, o homem que me ajudou a retomar minha vida depois de ter abandonado meu tratamento.
ResponderExcluirFiquei sabendo de sua pneumonia e me aconselharam a buscar outro médico caso necessitasse de remédio urgente.
Assim o fiz.
Agora estava acabando e procurei novamente o telefone dele pra marcar consulta e descubro sua partida.
Sou muito grato ao Dr. Geraldo, me ajudou a recomeçar justamente em julho de 2015. Nunca imaginei que em 1 ano, ele não estaria mais entre nós.
Muito obrigado, Dr. Geraldo.
Desejo envelhecer com a mesma fibra, trabalhando e ativo como o senhor. Inteligente e profissional.
Lindo texto Adriana, eu já era paciente dele à mais ou menos um ano e fiquei muito triste com a noticia. Adorava ver ele fazer a minha receita em sua maquina de escrever... Sentirei falta de sua paciência quando eu chegava lá chorando e ele me consolava sempre dizendo alguma coisa para me colocar pra cima. Meus sentimentos...
ResponderExcluirMIM SENTINDO TRISTE, por isso q estava ligando la p pedir receita e ninguém atendia. pedi p meu marido ir ate la hj fazer o pedido da minha receita, ele mim liga falando q tem uma placa de aluga então resolvi entrar no google p ver o novo endereço e mim deparei com essa noticia da morte. já faz uns dez anos ou mais q passo c ele,eu tinha síndrome do pânico, passei em vários médicos e nada de mim sentir bem c os remédios. e ate q DEUS MIM ILUMINOU ele, ele passou o remédio certo e desse dia endiante q comecei tomar o remédio q ele mi receitou nunca mais tive pânico. q ele descace em paz! Deus conforte a Familia dele. Espero encontrar outro psiquiatra tao bom quanto ele e tds q passavam c ele tbm encontre e, meus sentimentos p Familia
ResponderExcluirPREZADALEDA, ME PERDOE A CORREÇÃO, MAS NÃO É "MIM" SENTINDO TRISTE, TAMPOUCO "MIM" DEPAREI COM A NOTÍCIA,QUEM FALA MIM É ÍNDIO,PORTANTO,O CORRETO É "ME" DEPAREI , "ME" SENTINDO TRISTE, ME ENGANEI ETC. , ME PERDOE, NÃO FIQUE COM RAIVA DE "MIM" POR CORRIGIR VOCÊ, ESPERO TER AJUDADO. LAMENTO MUITO A MORTE DO GRANDE MÉDICO ITALIANO.
Excluir
ExcluirPREZADA LEDA, NÃO FIQUE COM ÓDIO DE MIM, MAS O CORRETO É "ME" SENTINDO TRISTE, MEU MARIDO MIM LIGA TAMBÉM ESTÁ ERRADO, O CORRETO É MEU MARIDO "ME" LIGA, VAMOS ESCREVER CORRETAMENTE, PARA AJUDAR NO FUTURO DAS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PEÇO ENCARECIDAMENTE, NÃO ME LEVE A MAL, É APENAS UMA CORREÇÃO ORTOGRÁFICA, SOBRE O MÉDICO ITALIANO, PASSEI EM CONSULTA COM ELE APENAS UMA VEZ, E FIQUEI ENCANTADO, É LAMENTÁVEL VER ESTA NOTÍCIA.
Claudio Giliolli, fico muito triste ao um ser humano, que se auto-intitula culto, ter a coragem de corrigir erros de português de outra pessoa. Talvez esta pessoa, menos favorecida que você, não teve a oportunidade de frequentar uma escola de boa qualidade. Mas ela, sinceramente, é mais sensível que você, e um ser humano de melhor qualidade, que se abstem de magoar as pessoas. Que Deus lhe abençoe e lhe conceda mais humildade!!!
ExcluirO Dr Geraldo era um ser humano e profissional raro. Tratou à minha familia e a mim de forma ímpar. Não existem profissionais que o substitua. Está descansando com os anjos!!!
ExcluirTriste notícia...Qdo tive a primeira consulta com o Dr.Geraldo, até então, não acreditei no que ele me receitou, mesmo porque, na minha consulta ele só escutava o que eu tinha a dizer e nem olhava em meus olhos. No final da consulta ele pegou a máquina de datilografar e digitou a minha receita...mas nem comprei e nem levei a sério...passados dois anos, volto eu marcar a consulta com o Dr. Geraldo e ele na mesma forma, cabeça baixa, poucas palavras e com sua velha máquina de datilografar, só que dessa vez resolvi fazer o uso do medicamento que me receitou. Graças a Deus o Dr. Geraldo fez eu ter equilíbrio novamente em minha vida, até então, eu não estava mais conseguindo racionalizar, eu estava ficando insuportável em minha residência, sem paciência com todo mundo. Se não fosse o Dr. Geraldo com seu grande conhecimento, talvez eu também já estaria infartado....Grande sábio, trabalhava por amor a profissão...Vais fazer e já está fazendo falta. Descanse em paz Mestre!!
ResponderExcluirTriste notícia...Qdo tive a primeira consulta com o Dr.Geraldo, até então, não acreditei no que ele me receitou, mesmo porque, na minha consulta ele só escutava o que eu tinha a dizer e nem olhava em meus olhos. No final da consulta ele pegou a máquina de datilografar e digitou a minha receita...mas nem comprei e nem levei a sério...passados dois anos, volto eu marcar a consulta com o Dr. Geraldo e ele na mesma forma, cabeça baixa, poucas palavras e com sua velha máquina de datilografar, só que dessa vez resolvi fazer o uso do medicamento que me receitou. Graças a Deus o Dr. Geraldo fez eu ter equilíbrio novamente em minha vida, até então, eu não estava mais conseguindo racionalizar, eu estava ficando insuportável em minha residência, sem paciência com todo mundo. Se não fosse o Dr. Geraldo com seu grande conhecimento, talvez eu também já estaria infartado....Grande sábio, trabalhava por amor a profissão...Vais fazer e já está fazendo falta. Descanse em paz Mestre!!
ResponderExcluirNossa! Li o que escreveu e me vi no consultorio do Dr. Geraldo. Ao contrario de vc, levei a receita datilografada e o farmaceutico me disse: Ha muito tempo nao vejo uma receita tao bonita, nao tem um erro. Me pediu licenca para tirar uma copia e guardar. O Dr. Geraldo parece que baixava a cabeca para se concentrar no que diziamos a ele e por algumas vezes tive a oportunidade de melhorar de meus sintomas com os remedios que me prescrevia. Lembro dele ter receitado olanzapina, um remedio muito caro na epoca e ele, na ocasiao, me deu 02 caixas do remedio. Nao consigo esquecer de seu jeito, ate me lembrava a fisionomia de Carlos Drummond de Andrade. So tenho gratidao pelo o atendimento que recebi e o alivio de minha dor.
ExcluirUm dos meus anjos,só tenho palavras de agradecimento. Fique em paz doutor Geraldo,o senhor jamais será esquecido por mim e minha família. Saudades sempre e tristeza jamais.
ResponderExcluirUm dos meus anjos,só tenho palavras de agradecimento. Fique em paz doutor Geraldo,o senhor jamais será esquecido por mim e minha família. Saudades sempre e tristeza jamais.
ResponderExcluirDescanse em paz e colha os frutos de seu carinho e cuidado para com o próximo.
ResponderExcluirTriste perda.
Perdi meu melhor amigo, amigo de longos 16 anos ... fui sua paciente ... e ele meu consultor ... não consigo absorver esta perda ... estou sem pai, sem chão ... eu fiquei muito doente durante o ano que se passou e quando pude retornar nele, ele tinha ido embora para nuca mais voltar ... Dr. Geraldo, Deus o levou pois Ele precisa de um bom psiquiatra lá no céu ... e agora estamos sem um aqui na terra. Meu eterno agradecimento. Viva na Luz.
ResponderExcluirComecei meu tratamento com o dr Gerando em Outubro de 2015, era calmo e paciente, fiquei muito triste com a notícia pois além de ser meu orientador era meu médico meu psiquê. Adeus dr Geraldo.
ResponderExcluirDe fato, um dos melhores profissionais que conheci! Amava o que fazia e incentivava a continuidade da vida. Existem e existirão poucos como este jovem senhor. Onde ele estiver agora, sei que está trabalhando muito, agora em prol dos doentes da alma e espírito. Quem conhecer o Dr., sabe que dizer "descanse em paz", não combinaria com ele! Vivo, ativo e sei que está trabalhando e muito! Fique sempre com Deus doutor e que os anjos lhe cubram de luz. Até breve!
ResponderExcluirEm novembro de 2004 descobri algo que me afligia há anos, a Síndrome do Pânico, comecei o tratamento em 2005 com psiquiatra, após passar por uns dois médicos encontrei o Dr Geraldo Squilassi, um senhorzinho que ainda usava uma máquina de escrever, calmo e paciente. Foram quase 10 anos me consultando com Dr Geraldo, durante todo esse tempo foram muitos altos e baixos, e quando eu estava no fundo do poço ele sempre me trazia de volta ao topo, foram muitas palavras de carinho, muitos empurrões, muitos puxões de orelha, muitos conselhos, SIM, devo muito da minha saúde ao Dr Geraldo, para quantos amigos o indiquei e quantos deles também tiveram o prazer de conhecê-lo e hoje eu quero falar para todos os outros do quanto sou grata por ter conhecido esse ser iluminado.
ResponderExcluirMinha gratidão por tudo o que o Senhor fez por mim, pela minha saúde, obrigada pela paciência por todas as vezes que cheguei carregada no seu consultório, por todas as vezes que pensei em acabar com tudo e o Senhor me fez desistir, jamais esquecerei os dias que aguardei ansiosamente para contar-lhe algo bom que me acontecerá, nem quando eu ficava admirando todos os seus diplomas na parede enquanto o Senhor digitava a minha receita, tenho certeza que hoje estás em um lugar lindo, sua missão foi cumprida lindamente, que as sementinhas que o Senhor plantou em vida sejam colhidas por aí, hoje ficam as saudades de um homem integro, inteligente, que amava o que fazia e fazia brilhantemente.
MUITO OBRIGADA POR TUDO, DESCANSE EM PAZ =(
Muito triste, estava desconfiado que isso pudesse acontecer, pois estava com dificuldades para marcar um retorno para minha irmã, Maria, que é paciente do Sr. Geraldo há anos, que Deus o tenha sem vossa imensa glória e nós que ficamos, que Deus nos mostre novos caminhos. muito obrigado Dr. Geraldo.
ResponderExcluirQue triste, telefonei hoje e só assim fiquei sabendo, realmente ele foi um médico excelente e um ser humano sem igual, infelizmente Mortal.... mas graças a Deus tive o privilegio de ser sua paciente por uns 3 ou 4 anos. Da clínica... me lembro da Katia, uma pessoa maravilhosa também, que todas as vezes que eu precisava e se estivesse ao seu alcance estava disposta a ajudar, atenciosa, simpática e competente....
ResponderExcluirDr. Geraldo que saudade... lembro a primeira vez que fui ao consultório e estava esperando pra ser atendida, ouvi o barulho da máquina de escrever, ai pensei.... nossa que antigo.... me deparei com um senhorzinho, que não tinha e não tem médico meia idade ou até jovem que tinha a sua lucidez, competência, educação, dedicação, simpatia e amor ao que fazia. Quando eu saí da empresa que trabalhava e fui à última consulta, ele me disse: pode continuar vindo, você paga quanto puder, que graça, mas infelizmente eu acabei não indo mais, e hoje fui tentar marcar consulta pra mim e pro meu filho, mas já com receio.... mas quero acreditar que ele viveu como amava.... trabalhando e que não tenha sofrido... Deus o tenha.. e realmente ele é digno de muitos elogios e eternas boas lembranças, nos dias de hoje, quando encontramos médicos como o Dr. Geraldo é raridade.... a maioria tem essa profissão por status... Ele honrou tudo que jurou na formação do sua Profissão.... Parabéns.... fica a saudade e que o senhor esteja na paz de Deus.
Lucia Maria F. Costa Ribeiro
Abraços a Katia...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrande Geraldo!!!
ResponderExcluirUm pouco dele, com certeza está dentro de cada um de nós e isso significa que ele continua vivo!
Abraço a todos!
Lamento a perda do Dr Geraldo! Gostaria que ele fosse imortal! Caso alguem tenha um psiquiatra que trabalhe na mesma linha que o Dr Geraldo, indique aqui, Pf. Adriana Mulatti, divulgue seu telefone e seu endereço de atendimento. Obrigada!
ResponderExcluirDoutor Squilassi, salvou minha vida quando mais precisei, em pouquissimas palavras disse tudo o que precisava saber, tanto que uma das 3 receitas médicas, jamais cheguei a precisar usar. Mais que um médico, um Mestre da Vida, um sábio.
ResponderExcluirConheci ele já bem idoso, 2006, olhava naqueles olhos brilhantes ele nunca medisse uma palavra sobre isso mas tenho certeza daquele espelho da alma vi uma pessoa que trabalharia até o ultimo momento possível de sua vida.
Que os Deuses abraçem a esse "trabalhador de almas" com o mesmo carinho que ele abraçou as suas, imaginou eu centenas, milhares de pacientes, sua casa estava sempre cheia. Tenho certeza que não era dinheiro, era um amor imensurável por fazer um trabalho enorme. Gratidão Dr. Squilassi, espero um dia ter a honra de rever o senhor e devolver lhe em abraço de alma para alma
Eu tive o privilegio de ter sido paciente do Dr. Geraldo Squilasse, só hoje tomei conhecimento do seu falecimento,que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e de seus pacientes. Um grande médico. Fique triste, ao procurará-lo e encontrar esta noticia, mas ele está bem nas graças de Deus.
ResponderExcluirEu fui paciente do Dr. Geraldo a muitos anos atrás, senti demais qdo fui ao consultório dele e soube da notícia!Agora estou precisando novamente do tratamento, alguém da família dele também é psiquiatra? caso alguém saiba por favor me passe o contato! Agradeço de coração!
ResponderExcluirOi, fui paciente do Dr.Geraldo por 14 anos, jamais encontrei outro ser como ele. Mas eu acho que eu tenho um psiquiatra que pode te ajudar. Não é o Dr.Geraldo, mas ele me dá guarida. Se você quiser, posso te passar o telefone dele. É só me escrever.
ExcluirPoxa! Me passe por favor! Agradeço de coração!
ResponderExcluirCaso queira me ligue...99626-6650 meu nome é mônica! Abraço
ResponderExcluirTentei te ligar mas Vivo informa que o número discado estava indisponível.
ResponderExcluirUé...mas é esse número!
ResponderExcluirTente novamente por favor!
ResponderExcluirNossa !!! Eu ainda sinto muito a sua partida estamos quase em 2021 e nunca mais tive ou tenho um médico como o senhor,hoje me lembrado Dr Geraldo, jesuino Maciel só saudades e gratidão. Sou grata por ter conhecido esse ser humano.
ResponderExcluirFui paciente aos 15 anos por depressao, ele me ajudou com muita paciência, tive recaídas passei em outros psiquiatras mas ele foi o melhor hoje tenho 36 anos
ResponderExcluirFiquei sabendo de seu falecimento justamente por uma psiquiatra quando eu estava com 32 anos
ExcluirAos sentimentos à família do Dr. Geraldo, médico amigo que me sempre me auxiliou e me incentivou-me a escrever os livros. Agradeço também as conversar e ao seu tratamento da forma amigável e conservadora que sempre foi. Hoje eu escrevo livros e faço grande projetos e também nunca me esqueço de quando nós conversávamos sobre Faculdades federais, inclusive onde ele se formou em Medicina. Mas hoje descubro seu falecimento. Descanse em paz e com Deus! Obrigado.
ResponderExcluir